CORRIDAS
Não descuide do reforço muscular
Os tênis são profissionais, o uniforme também, a intensidade e a distância do percurso se aproximam dos números feitos por maratonistas, mas a preparação física é de amadores. Levando em consideração todos esses fatores, a fisioterapeuta Maria Luisa Villanueva Antúnez admite que não há mais como tratar com diferenciação corredores profissionais e amadores.
– Eles precisam administrar o tempo entre os treinos de corrida e a preparação física feita nas academias. Como muitas vezes o tempo é curto, alguns preferem se dedicar mais às atividades de rua e ficam desleixados no reforço muscular, o que acaba provocando lesões – explica.
A fisioterapeuta está acostumada a tratar as três categorias de atletas. Há os profissionais que vivem do esporte, os amadores, que treinam com frequencia semanal e participam de algumas competições, e os atletas recreacionais, aqueles que jogam futebol uma vez por semana, por exemplo. Para os amadores, a fisioterapeuta acredita que o ideal seria realizar sessões de fisioterapia preventiva com periodicidade, para evitar lesões.
No caso de dores constantes, é importante diferenciá-las.
– Existe a dor adaptativa, que faz parte do treino de quem está começando, mas também há aquela indicativa de que algo está errado e causa a incapacidade de um movimento. A solução não é parar, mas descobrir as causas – diz Maria Luisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário