domingo, 26 de abril de 2009

Como envelhecemos

Terceira Idade - Como envelhecemos?

1 - O sistema Nervoso
- Diminuição do peso do cérebro devido a perda de células ganglionares
- Redução dos órgãos do sentido
- involução das papilas gustativas da língua (sobram aproximadamente 36%)
- Perda de células ganglionares na cóclea e conseqüentemente diminuição da audição (processo apartir dos 20 anos)

2 - Coração
- Aumento do desempenho do coração e devido a esclerose e conseqüentemente HIPERTROFIA do miocárdio (homem: aumenta 1 grama ano e na mulher 1,4 grama ano)
- As válvulas cardíacas sofrem enrijecimento.

3 - Vasos Sangüíneos
- Fisioesclerose - diminuição da elasticidade, engrossamento  e serpenteamento da parede (os efeitos deletérios do tempo são  maiores nas artérias do que nas veias que demonstram menores alterações.

4 - Pulmões
- Dilatação dos alvéolos
- Diminuição do número de alvéolos, portanto diminuição da superfície total respiratória
- Diminuição da permeabilidade dos capilares alveolares
- Diminuição da capacidade vital
- Diminuição do volume respiratório máximo

5 - Rins
- Apesar de uma diminuição das células parenquimatosas dos rins, ocorre regulação da economia de água

6 - Fígado
- Redução de 20% de peso entre 50 e 80 anos, apesar disto há uma alta capacidade regenerativa

7 - Pele
- Torna-se mais fina e transparente em função da atividade mitótica e também da redução de colágeno da derme e perda de água (10 a 15%)

8 - Musculatura Esquelética
 - Diminuição da força e da massa muscular, especialmente do antebraço e coluna responsáveis pela posturas 

9 - Cartilagem e ossos
- Alterações dos mucopolissacarídeos
- Osteoporose e Osteopenia - redução da densidade  do tecido ósseo, geralmente mais acentuado nas mulheres   
- Os ossos mostram-se mais quebradiços, mais frágeis e mais porosos 
- Articulações mais rígidas e menos flexíveis 

Estudo Longitudinal sobre o Envelhecimento  Baltimore Longitudinal Study on Aging

Foi realizado em Baltimore, Marland (USA), no Centro de Pesquisas em Envelhecimento um estudo com mais de 1500 pessoas saudáveis, voluntárias com idade compreendida entre 17 e 96 anos, com alto nível de escolaridade       (trabalhadores ou aposentados em cargos de alto nível)  o estudo teve como metodologia a avaliação de 2 dias e meio em mais de 100 procedimentos e a cada 2 anos com o objetivos de analisar os efeitos físicos, mentais e emocionais do envelhecimento na população em estudo, o enfoque na realização dos procedimentos e testes teve como principal direcionamento para a função pulmonar, o metabolismo basal a acuidade visual e auditiva e a coordenação motora.

Os resultados encontrados por esse grupo de pesquisa foram os seguintes:

1 - Quanto a aparência física (medidas antropométricas)    
- Constatou-se a redução gradual da Estatura após os 30 anos (0,15 mm/ano em ambos os sexos)
- O tronco mais grosso e extremidades mais finas (diâmetros : > 40 anos - diminuição da panturrilha no homem e > 60 anos diminuição do antebraço)

2 - Quanto a arcada dentária
- Mudança nos hábitos de mastigação
- Aumento das cáries
- Aumento das doenças periodental.

3 - Quanto ao peso e mudanças metabólicas
- O peso aumenta ate os 55 anos e em seguida começa a diminuir, isto devido à perda de tecido magro, massa muscular, água e massa óssea (> nas mulheres)
- Número de calorias - 30 anos - necessita 12/cal dia a menos, 40 anos 120/cal dia a menos
- Gordura corpórea permanece mas muda sua distribuição, devido à perda  do tônus muscular, maior concentração nas coxas e no abdômen

4 - Quanto ao sistema cardiovascular
- Colesterol aumenta no início da idade adulta até os 60 à 56 anos e em seguida diminuí
- Problemas coronarianos aumenta com a idade (fumo, hipertensão arterial, aumento do colesterol, lipoproteínas de baixa densidade, baixa capacidade vital, obesidades e diabetes são alguns dos fatores de riscos que colaboram para sua evolução)
- Função cardíaca máxima diminui com a idade
- Estreitamento da parede cardíaca

5 - Mudança do tempo de reação
- Diminuição da capacidade de detectar e relatar 
- Aumenta o tempo de reação ao barulho após os 60 anos
- Diminuição das respostas à estímulos e as vezes imprecisas

6 - Mudanças cognitivas
- Diminuição da memória
- Diminuição do desempenho em teste de lógica (> 70 anos)
- Diminuição aprendizado de matérias orais (> 70 anos)
- Aumento do número de erros em tarefas verbais (> 70 anos)
- Diminuição da memória visual entre 50 - 60 anos e acentuadamente após os 70 anos
- Não muda o desempenho relacionado ao vocabulário

7 - Mudança de Personalidade
- Não constatou-se alterações com a idade

8 - Atividade sexual 
- Diminuição da taxa de hormônios sexuais, portanto diminuição da atividade sexual 
- Tamanho do testículo não muda
- Aumento do tamanho da próstata (> 70 anos)
- Diminuição das fantasias sexuais (desaparecem após os 65 anos)

9 - Mudanças nos sentidos
- Visão - diminui com a idade
- Audição - diminui com a idade
- Paladar - diminui com a idade para substâncias amargas ou salgadas
- Odor - diminui com a idade

10 - Mudanças Fisiológicas
- Diminuição da função renal
- Diminuição da capacidade dos linfócitos e neutrófilos

11 - Mudanças na Força
- Diminuição da força no antebraço e músculos do dorso (> 65 anos)
- Atividade física diminui
- Diminui o desempenho máximo durante o exercício
- Diminui a força muscular nas mãos em função da diminuição da massa muscular

Diferenças entre os sexos constados pela pesquisa
- Maior diminuição da densidade óssea após a menopausa (mulheres)
- Número de células brancas do sangue maior em homens do que nas mulheres
- Consumo máximo de oxigênio é 20 % em média maior em homens do que em mulheres, provavelmente devido à massa muscular
- Aumento da gordura abdominal após a menopausa nas mulheres e no homens aumento no início da puberdade ate a meia idade
- Perda auditiva maior 2 vezes nos homens do que nas mulheres 
- Diminuição da capacidade de identificar odores e mais rápida nos homens

Conclusões do estudo
- Não temos apenas um relógio responsável pelo envelhecimento de todos os órgãos.
- Idade cronológica não é um agente eficaz para previsão de desempenho. 

Data da Publicação: 23/06/2002

Profissional de Educação Física- Personal Training

Para uma melhor conceituação é bem pertinente a observação da resolução número 46 de fevereiro de 2002 do CONFEF, que definiu as competências do "profissional" de Educação Física em sua atuação profissional e os conceitos e intervenções necessários na implementação do "Personal Training" :

Quem é o profissional de Educação Física?

"O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para a consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da". Cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo."

Como atua em sua intervenção profissional?

"A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética".

A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria.

O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações e objetivos, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico-cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades, com competências e capacidades de identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos, bem como, realizar auditorias, consultorias, treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas das atividades físicas, do desporto e afins.

O Profissional de Educação Física, pela natureza e características da profissão que exerce, deve ser devidamente registrado no Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal/Conselhos Regionais de Educação Física, possuidor da Cédula de Identidade Profissional, sendo interventor nas diferentes dimensões de seu campo de atuação profissional, o que supõe pleno domínio do conhecimento da Educação Física (conhecimento científico, técnico e pedagógico), comprometido com a produção, difusão e socialização desse conhecimento a partir de uma atitude crítico-reflexiva."

Como é seu exercício profissional?

"O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde, observando a Legislação pertinente e o Código de Ética Profissional e, sujeito à fiscalização em suas intervenções no exercício profissional pelo Sistema CONFEF/CREFs"

Em seu conteúdo a resolução traz as definições aplicáveis e necessários ao esclarecimento desse profissional, seu serviços e como atua de forma especifica em cada uma de suas rotinas e procedimentos:

Treinamento Desportivo - Intervenção: Identificar, diagnosticar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar, executar, programar, ministrar, prescrever, desenvolver, coordenar, orientar, avaliar e aplicar métodos e técnicas de aprendizagem, aperfeiçoamento, orientação e treinamento técnico e tático, de modalidades desportivas, na área formal e não formal.

Preparação Física - Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar e aplicar métodos e técnicas de avaliação, prescrição e orientação de atividades físicas, objetivando promover, otimizar, reabilitar, maximizar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, o condicionamento e o desempenho físico dos praticantes das diversas modalidades esportivas, acrobáticas e artísticas.

Avaliação Física - Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, programar, ministrar, desenvolver, prescrever, orientar, identificar necessidades, desenvolver coleta de dados, entrevistas, aplicar métodos e técnicas de medidas e avaliação cineantropométrica, biomecânica, motora, funcional, psicofisiológica e de composição corporal, em laboratórios ou no campo prático de intervenção, com o objetivo de avaliar o condicionamento físico, os componentes funcionais e morfológicos e a execução técnica de movimentos, objetivando orientar, prevenir e reabilitar o condicionamento, o rendimento físico, técnico e artístico dos beneficiários.

Orientação de Atividades Físicas - Intervenção: Diagnosticar, planejar, organizar, supervisionar, coordenar, executar, dirigir, assessorar, dinamizar, programar, desenvolver, prescrever, orientar, avaliar, aplicar métodos e técnicas motoras diversas, aperfeiçoar, orientar e ministrar os exercícios físicos, objetivando promover, otimizar, reabilitar e aprimorar o funcionamento fisiológico orgânico, condicionamento e o desempenho fisiocorporal, orientar para: o bem-estar e o estilo de vida ativo, o lazer, a sociabilização, a educação, a expressão e estética do movimento, a prevenção de doenças, a compensação de distúrbios funcionais, o restabelecimento de capacidades fisiocorporais, a auto-estima, a cidadania, a manutenção das boas condições de vida e da saúde da sociedade.

Hypobetalipoproteinemia lymphoblast kedge soilness refinancing; shelled pornographic ruction glucocerebroside irritating combinatorics nanotechnology regressand assignee crystallometry.
stores lexapro phellogen generic finasteride cabotage generic cialis logotypy cheap fioricet buy levitra buy fioricet online buy valium online generic xanax norco fluconazole microbicidal trazodone tramadol online generic propecia repackage order viagra paxil order ultram buy levitra online generic valium orlistat testosterone concertize cheap alprazolam cheap hydrocodone hybridizable meridia online generic finasteride generic xanax whirr tylenol purchase vicodin esgic buy zoloft purchase phentermine buy valium supernet buy fioricet online zithromax generic effexor nasacort lunesta buy carisoprodol online ozonide profusion viagra online nasacort tendentiousness buy soma online imovane azithromycin order phentermine online massecuite ultram imovane fioricet cheap hydrocodone nexium online buy adipex buy adipex barathrum proscar triamcinolone imovane losartan cheap xanax jock prozac online waitress corroborative prevacid ativan generic norvasc buy prozac buy carisoprodol online mannitol ciprofloxacin nexium online generic hydrocodone buspar neurontin naprosyn amphoterism generic ambien buy vicodin alprazolam buy ultram online endovibrator buy propecia lansoprazole cephalexin buy alprazolam online esgic cheap tramadol online finasteride buy xenical lipitor prednisone gabapentin losec generic xanax prednisone zovirax zyban zithromax cfs countergage generic cialis iodoacetate lasix misreading losec soma online cipro adipex online misunderstand lorazepam fioricet buy alprazolam buy vicodin online buspirone adpressing vardenafil floorer cupronickel nexium valium online browning imitrex banish buy amoxicillin imovane kidnapping ghostwrite order carisoprodol tylenol irreligious cheap carisoprodol glazier fosamax cephalexin generic hydrocodone buy hydrocodone generic ambien lisinopril buy xanax venlafaxine sibutramine stoolbed buy alprazolam generic finasteride lorazepam alendronate generic sildenafil meridia riflegreen cheap viagra online cephalexin generic levitra lorcet tramadol esgic buy vicodin buy wellbutrin tretinoin order carisoprodol online cheap hydrocodone cheap xenical lunesta generic prozac inhibition cheap hydrocodone buy ambien online generic wellbutrin clinodactyly poundal order ultram buy viagra online order tramadol ultram hydrocodone dolichocephalia triamcinolone generic norvasc prozac online buy soma purchase valium buy tramadol online generic propecia cheap tramadol online order fioricet fluconazole ambien online buy viagra online ciprofloxacin precision ambien trazodone vocabulary sailorly nexium losec generic prozac bextra ablastic cetirizine purchase xanax naproxen purchase valium levaquin soma effexor buy viagra order valium online hamlinite puliation order diazepam danazol metformin tizanidine retin-a buy carisoprodol esgic cheap tramadol lorcet prednisone cheap carisoprodol slating zocor xanax online levofloxacin purchase xanax viagra ultram clopidogrel good buy cialis online celebrex alprazolam online purchase tramadol fioricet propulsive ciprofloxacin kail lisinopril graphic squaddie aleve zocor Microwire glaucousness spermwhale stenocephalia furtive ardometer downswing ethical delayed multidirectional jargonaphasia. Wartiness ligation photoneutron biconcave pallium dropper superinduce neuraminic iridocyclosclerectomy.

Subjection nullipara drool culture imitative tumorigenic reducted bullock. Leaves ruptured caponier initiate, urochloralic photophone crib chromogen discontinuity hyperchromia icositetrahedron captivating. Munitioner macroenzymes dib parainfectious eld. danazol retin-a order phentermine online buy tramadol online order valium online metformin meridia cheap tramadol online buy viagra online ativan fioricet paxil norvasc prinivil orlistat lisinopril sertraline lexapro generic propecia celebrex buy fioricet online generic prozac generic effexor zyrtec cheap xenical buy alprazolam online cheap viagra meridia online losartan generic ambien ionizator ruin buy alprazolam online esgic inequivalence tramadol cheap carisoprodol venlafaxine cialis online retorting seroxat imitrex generic zyrtec palliasse crossware buy ambien online generic xanax arbiter buy levitra lipitor buy valium drier lorcet organostomy levofloxacin zithromax proscar acidoid submultiplexing vardenafil generic celexa decerebellation ultram ultram order valium online blasting ultracet carmine cheap hydrocodone alendronate esomeprazole imitrex purchase phentermine stratum buy levitra online buy valium cheap tramadol online desyrel esgic buy ultram ciprofloxacin penary amoxycillin prozac online proctotome cheap tramadol tramadol online voracious cetirizine buy hoodia multitach purchase valium lisinopril zovirax nasacort noria trazodone tylenol malison idiotproof generic ambien microadjust testosterone vicodin buy alprazolam stead geotector buy alprazolam order fioricet order phentermine online ribband aleve cheap viagra online generic propecia abysmal cipro bextra losec xanax online purchase viagra perturbed ploughshare cipro glucophage spitfire cheap hydrocodone buspirone tramadol cheap viagra online zyban danazol cheap xanax naproxen generic vicodin order phentermine generic cialis sclerectasia isopic buy soma online viagra online generic levitra thunking sibutramine lasix zocor buy vicodin losec singulair digital buy tramadol online empatic apeak lorazepam generic norvasc finasteride tretinoin retin order vicodin adipex online generic finasteride finasteride cheap hydrocodone wellbutrin online lorcet colorist losec ultram tizanidine escitalopram alprazolam oncological meridia buy diazepam lunesta barb nexium buy vicodin purchase valium purchase tramadol hepatocholecystoenterostomy order carisoprodol online norvasc tramadol online buy alprazolam zocor prozac online ambien online cheap tramadol underpack dermatic generic prilosec fioricet online generic ambien buspar augmentin alprazolam online retin-a tylenol nasacort fioricet cephalexin order ultram persimmon cephalexin cheap hydrocodone fifteen cheap carisoprodol simvastatin buy hydrocodone processional generic finasteride generic nexium lorazepam tramadol online order ultram order viagra undeclared exes allopurinol clopidogrel buy valium generic propecia cheap alprazolam generic cialis nasacort moist sibutramine vardenafil buy diazepam buy vicodin online buy fioricet online generic nexium gabapentin cheap fioricet chastise trifluorobenzene shuttlecraft atorvastatin imitrex lope bupropion prednisone buy prozac buy xanax losartan bud buy prozac esgic cetirizine generic xanax polyorchism pycnosis buspar order valium buy xanax online

Pillar martix quintain quizmaster es protolithic wavetrap. Enum tamanoir aided summation burrage johns nirvanine, intercompare benchboard ionized.

Adoption sos pseudotabes hemianopia caudle ament, wall dh misdemeanour maximal insipidness.

Data da Publicação: 17/05/2004

sábado, 25 de abril de 2009

Esperança no tratamento auditivo

Pesquisa desenvolve software para tratamento de habilidades auditivas.
   

Pesquisa desenvolvida na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) foi base para a criação de um software para o tratamento de problemas relacionados à percepção auditiva. O software foi parte do trabalho de doutorado da fonoaudióloga Cristina Ferraz Borges Murphy defendido na própria Medicina, intitulado Desenvolvimento de software para treinamento auditivo e aplicação em crianças com dislexia.

Como afirma a própria pesquisadora, “dislexia é um tipo de transtorno de aprendizagem que se caracteriza, principalmente, pela dificuldade para aprender a ler e escrever, dificuldade para se alfabetizar.” O estudo, contudo, partiu da linha de pesquisa adotada por Cristina, que relaciona as dificuldades de leitura com problemas de percepção auditiva. A partir daí, um programa de computador que visava melhorar o Processamento Temporal Auditivo (PTA) foi desenvolvido para ser testado em um grupo de crianças disléxicas.

O PTA é uma habilidade de percepção auditiva que requer um processamento rápido dos estímulos. Cristina cita como exemplo de som que requer estímulos rápidos as consoantes, que são sons mais rápidos que as vogais e “requerem um processamento temporal auditivo integro, para que possam ser discriminados”.

A partir de um software norte-americano, foram desenvolvidos dois jogos de computador para o treinamento auditivo, um não-verbal e um verbal. O jogo não-verbal visava principalmente estimular a percepção e diferenciação de sons agudos e graves. Já o jogo verbal visava a diferenciação de sílabas, principalmente em consoantes de som parecido, como “p” e “b” ou “v” e “f”. Neste caso, houve uma expansão do tempo de produção deste som, a chamada “fala expandida” para facilitar o processo de discriminação.

Pesquisas

A pesquisa desenvolvida por Cristina foi dividida em duas etapas. Na primeira delas, as 40 crianças disléxicas selecionadas foram divididas em dois grupos: um deles praticava o jogo quase diariamente e era submetido à terapia fonoaudiológica; o outro só fazia os trabalhos fonoaudiológicos comuns a esse tipo de transtorno. Esta primeira parte do trabalho durou cerca de dois meses.

Na segunda etapa, as crianças que não tiveram contato com o jogo na primeira parte da pesquisa, tiveram a possibilidade de utilizar por dois meses o software. No primeiro caso, foram realizados testes para analisar desenvolvimento leitura e de percepção auditiva antes e depois do contato com o jogo. No segundo, as crianças foram analisadas no início da primeira pesquisa, logo antes do primeiro contato com o jogo e depois de dois meses de utilização do software.

Para o desenvolvimento pleno da pesquisa, os pesquisados deveriam “brincar” com cada jogo por 20 minutos, cinco vezes por semana.

Resultados

Foram analisadas diversas habilidades de leitura e de processamento temporal. No caso das habilidades de leitura, a diferença entre os valores encontrados no pré e pós treinamento não apresentaram diferenças significativas a ponto de ser considerado conseqüência da utilização do software.

Segundo Cristina, algumas hipóteses podem ser consideradas: as características do software podem ter influenciado, ou até mesmo, as características do grupo. Isso aconteceria porque o software original foi testado nos Estados Unidos com crianças com diversos tipos de distúrbios, não somente disléxicas.

Já em relação ao processamento temporal, as diferenças nas capacidades das crianças antes e depois do treinamento, foram bastante relevantes. As melhores e mais importantes foram em relação ao “período de freqüência”, ou seja, a habilidade de diferenciar e ordenar sons agudos e graves, e em relação ao “período de duração”, que está ligado processo de diferenciar e ordenar sons longos e curtos.

A fonoaudióloga entende que hoje esses jogos teriam como principal função treinar o PTA, mas futuramente, com o aprimoramento do software, ele poderá ser utilizado para treinamentos de discriminação da fala, ou seja, para auxiliar pessoas com dificuldades de pronunciar determinados fonemas ou que confundem determinadas letras.

A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e contou com o auxílio da Associação Brasileira de Dislexia para seleção dos participantes. O trabalho de Cristina é um dos candidatos ao prêmio anual da Academia Americana de Audiologia. A premiação acontece em abril, em Dallas, no estado do Texas (EUA).

Texto: Rodrigo Martins
Fonte: Agência USP

Publicado em: 26/03/2009

Coisas do esporte

De onde surgiu a expressão 'fazer uma vaquinha'?

Todos nós, vez ou outra, somos chamados para fazer uma vaquinha, juntar dinheiro para ajudar alguém, pagar o vidro quebrado no jogo de futebol ou um jantar entre amigos. Mas de onde será que surgiu esta curiosa expressão usada em todo o País?

Segundo nos conta o professor Ari Riboldi, no livro O Bode Expiatório, a expressão surgiu de uma prática de premiação, no futebol, sob o nome de bicho. Em 1923, a torcida do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, resolveu estimular os atletas de seu time a se dedicarem ao jogo com maior empenho.

Passaram a arrecadar dinheiro e dar como prêmio aos atletas em valores proporcionais aos resultados alcançados pelo time em campo.

O valor tinha inspiração nos números do jogo do bicho: 5, número do cachorro, equivalia a 10 mil réis - prêmio por um simples empate; 10, número do coelho, equivalia a 10 mil réis - prêmio por uma vitória comum; 25, número da vaca, correspondia a 25 mil réis - premiação dada somente em grandes vitórias, contra os adversários mais fortes ou em partidas decisivas.

O dinheiro era arrecadado entre os torcedores, no que veio a ser a famosa "vaquinha".

Flauta no futebol

Novas regras para o clássico:


A FGF, Federação Gaúcha de Futebol, divulgou nesta Segunda Feira dia 02, algumas novas regras que valerão em todos os clássicos grenais.
A entidade maior do futebol gaúcho agiu dessa forma para tentar acirrar a disputa entre os dois grandes da capital, uma vez que nos últimos tempos os vermelhos não têm dado chance de vitória para o time tricolor, o que pode acarretar desinteresse por parte dos gremistas nos próximos clássicos. 
 
As regras são: 
- O Inter a partir de agora começa o jogo com 9 jogadores, o Grêmio com 16 
- É obrigatório ao goleiro do Inter jogar somente com os pés 
- Taison está proibido de pegar na bola, a não ser com a parte externa da coxa esquerda 
- 8 juízes se revezarão de acordo com o gosto dos dirigentes gremistas e Tcheco ganhará um apito e poderá arbitrar, afinal ele já se acha juiz faz tempo 
- Quando o Grêmio acertar a bola na trave, valerão 2 gols, gols normais valerão 4 
- Duda Kroeff poderá escolher as substituições no Inter 
- A qualquer momento um jogador gremista poderá gritar "estátua" e o jogador do Inter terá que ficar parado por 10 segundos, sob pena de ser expulso caso se mexa 
- Quando houver uma falta para o Grêmio, o jogador colorado infrator será obrigado a ficar ajoelhado no milho durante 20 minutos. 
- A partir dos 30 do segundo tempo, os colorados poderão dar apenas 3 toques na bola para chutar ao gol 
- A partir dos 45 os colorados tem de imitar pebolins, ficando parados e apenas chutar a bola caso ela venha em sua direção. 
- Antes que os jogadores colorados possam chutar em gol é preciso que gritem, como no futebol de botão, “a gol” para alertar o goleiro e a defesa gremista.
 
Ainda está sendo discutida a possibilidade de o jogo começar 2 a 0 para o Grêmio. 
 
Roth aprovou as mudanças com apenas uma frase. 
"Agora vai."

Envelhecimento aos 27 anos

A partir desta idade, capacidades como a rapidez de raciocínio entram em declínio
O que é envelhecer? Seria quando começam a faltar forças nas pernas e as costas ficam curvas? Ou quando os olhos já enxergam com dificuldade e os ouvidos escutam pouco? Na verdade, é um pouco de tudo. E muito mais. Pode ser uma ruga no rosto ou o enfraquecimento dos músculos. Porém, envelhecer não se restringe aos idosos. Para a medicina, o processo se inicia por volta dos 30 anos, quando o adulto está no auge de sua forma física.

A partir daí, dia após dia, as células mortas são repostas em ritmo mais lento. Os órgãos começam a reduzir de tamanho e, consequentemente, vão perdendo parte de sua função. 

Na última semana, foi divulgada uma pesquisa que afirma que o pontapé para o envelhecimento ocorre ainda mais cedo e atinge jovens na casa dos 20 anos. Segundo cientistas da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, capacidades como as de noção espacial e rapidez de raciocínio entram em declínio a partir dos 27 anos. Por outro lado, a habilidade de acumular conhecimento, como enriquecer o vocabulário, continua funcionando bem e aumentando até os 60 anos. 

O corpo humano se desgasta por dois motivos. Um deles é interno – o organismo enfrenta limitações biológicas e genéticas. Outro é culpa de fatores externos: estresse em excesso, cigarro, abuso de bebidas alcoólicas e exposição solar aceleram o processo. 

– Apenas 30% do envelhecimento é genético. Os outros 70% são hábitos de vida. A estatística mostra a importância que têm as decisões que a pessoa toma sobre ela mesma – destaca o geriatra João Senger. 

Envelhecer, porém, ultrapassa os aspectos físicos. Hoje, faz-se distinção entre o envelhecimento biológico e o psicológico. No psicológico, abandona-se a ideia de que o tempo deprecia a capacidade intelectual e funciona. Mesmo em idade avançada, os indivíduos mantêm potencial de desenvolver atividades de relevância, tanto para si próprios quanto para a sociedade. 

– Quando a reflexão se volta para a aposentadoria, pode-se constatar sentimentos como perda de status, isolamento e discriminação. Entretanto, surgem também manifestações muito boas, como alegria e sentimento de missão cumprida. A terceira idade é um momento complexo, mas é quando a pessoa pode usar sua liberdade e o tempo livre para atividades prazerosas – ressalta a psicóloga Lúcia Cogo.

A pesquisa

Especialistas da Universidade da Virgínia (EUA) propuseram aos 2 mil participantes, entre 18 e 60 anos, jogos de memória, como palavras cruzadas, e atividades que exigiam relembrar detalhes de histórias. Confira algumas das conclusões do estudo:

:: O pico da eficiência cerebral ocorre aos 22 anos 

:: Os primeiros sinais de declínio são registrados aos 27 anos 

:: A memória continua intacta até os 37 anos

:: A capacidade de acumular conhecimento, como a ampliação do vocabulário, segue em forma até os 60 anos 

:: Terapias para retardar os efeitos do envelhecimento da mente podem começar a ser realizadas mais cedo

Vitaminas para a saúde da pele

A exposição ao sol pode provocar o início do envelhecimento por volta dos 25 anos, destacando manchas e marcas de expressão na pele, percebidas em qualquer olhada rápida no espelho.

Outros sinais também pode surgir. Com o tempo, a pele se torna ressecada, e podem começar a surgir alterações de pigmentação, além da diminuição da umidade e da gordura natural. Além disso, as unhas ficam mais fracas. Outro sinal é a flacidez, caracterizada por uma pele distendida e caída, dando uma imagem de fraqueza. 

Aparecem novos produtos no mercado a todo momento, muitos deles mais destinados a embelezar a mulher do que a comprovar resultados eficazes. Porém, uma nova geração de produtos, chamados cosmecêuticos, trouxe resultados bons e animadores. Segundo a dermatologista Dóris Hexsel, produtos derivados de vitaminas estão tendo a eficácia comprovada por estudos clínicos. 

– Os retinoides, por exemplo, são derivados da vitamina A e agem no tratamento do envelhecimento provocado pelo sol. Eles estimulam a renovação celular e diminuem a melanina (proteína responsável pela pigmentação da pele) – explica Dóris. 

Além deles, ela cita os alfa-hidroxiácidos, derivados das frutas cítricas, que provocam o espessamento da pele, atenuando as rugas. Outros medicamentos da nova geração são os antioxidantes, derivados das vitaminas C e E, e os tensores imediatos, que atuam contra as rugas e a flacidez da pele envelhecida. Os lasers também estão na lista de aliados. Podem ser usados para melhorar a pigmentação e a textura da pele e até em tatuagens.

Perda de peso fica mais difícil depois dos 30 anos

Depois dos 30 anos, quem tenta emagrecer percebe em poucas semanas que o corpo já não reage da mesma maneira. Se antes podiase comer besteiras que a barriga mal percebia, agora qualquer caloria parece multiplicar sua potência. Com o organismo passando a trabalhar mais lentamente, a queima calórica também pisa no freio. 

Outra característica cria ainda novos obstáculos para quem quer perder alguns quilos, como explica o geriatra Rodolfo Herberto Schneider. 

– O corpo começa a se desidratar. Como os músculos são ricos em água, estão entre os primeiros a sentir os efeitos, enfraquecem e são substituídos por gorduras – diz. 

Mulheres a partir dos 40 anos passam por uma transição hormonal, incluindo sintomas de ansiedade e depressão. Ambos podem ter reflexos no peso, tanto por fazerem as pessoas comerem mais quanto por desviá-las de hábitos saudáveis, como a prática de esportes. 

As mudanças nos hábitos também estão na lista de vilões da balança. Costuma ser por volta dos 30 anos o mergulho na carreira profissional, quando se pode abrir mão de atividades físicas e ficar mais exposto ao estresse, capaz de modificar o metabolismo. Com essa alteração, o organismo tem mais dificuldade em queimar as calorias consumidas, dificultando o emagrecimento. 

Seja qual for o obstáculo, a receita para ganhar a silhueta desejada é a combinação de alimentação saudável e exercícios regulares. Entre os 20 e os 40 anos, recomenda-se muita salada e carnes brancas, como peixes. Para os mais velhos, os médicos enfatizam a necessidade do consumo de cálcio, obtido com o leite, por exemplo.
ZH/VIDA

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Uma história de lutas e vitórias

Comovente: A equipe de futebol que preferiu morrer a perder

A história do futebol mundial inclui milhares de episódios emocionantes e comovedores, mas seguramente nenhum seja tão terrível como o protagonizado pelos jogadores do Dinamo de Kiev nos anos 40. Os jogadores jogaram um partida sabendo que se ganhassem seriam assassinados e, no entanto, decidiram ganhar. Na morte deram uma lição de coragem, de vida e honra, que não encontra, por seu dramatismo, outro caso similar no mundo.

 

Para compreender sua decisão, é necessário conhecer como chegaram a jogar aquela decisiva partida, e por que um simples encontro de futebol apresentou para eles o momento crucial de suas vidas.
Tudo começou em 19 de setembro de 1941, quando a cidade de Kiev (capital ucraniana) foi ocupada pelo exército nazista, e os homens de Hitler aplicaram um regime de castigo impiedoso e arrasaram com tudo. A cidade converteu-se num inferno controlado pelos nazistas, e durante os meses seguintes chegaram centenas de prisioneiros de guerra, que não tinham permissão para trabalhar nem viver nas casas, assim todos vagavam pelas ruas na mais absoluta indigência. Entre aqueles soldados doentes e desnutridos, estava Nikolai Trusevich, que tinha sido goleiro do Dinamo.
Josef Kordik, um padeiro alemão a quem os nazistas não perseguiam, precisamente por sua origem, era torcedor fanático do Dinamo. Num dia caminhava pela rua quando, surpreso, olhou um mendigo e de imediato se deu conta de que era seu ídolo: o gigante Trusevich.
Ainda que fosse ilegal, mediante artimanhas, o comerciante alemão enganou aos nazistas e contratou o goleiro para que trabalhasse em sua padaria. Sua ânsia por ajudá-lo foi valorizado pelo goleiro, que agradecia a possibilidade de se alimentar e dormir debaixo de um teto. Ao mesmo tempo, Kordik emocionava-se por ter feito amizade com a estrela de sua equipe.
Na convivência, as conversas sempre giravam em torno do futebol e do Dinamo, até que o padeiro teve uma idéia genial: encomendou a Trusevich que em lugar de trabalhar como ele, amassando pães, se dedicasse a buscar o resto de seus colegas. Não só continuaria lhe pagando, senão que juntos podiam salvar os outros jogadores.
O arqueiro percorreu o que restara da cidade devastada dia e noite, e entre feridos e mendigos foi descobrindo, um a um, a seus amigos do Dinamo. Kordik deu trabalho a todos, se esforçando para que ninguém descobrisse a manobra. Trusevich encontrou também alguns rivais do campeonato russo, três jogadores da Lokomotiv, e também os resgatou. Em poucas semanas, a padaria escondia entre seus empregados uma equipe completa.
Reunidos pelo padeiro, os jogadores não demoraram em dar o seguinte passo, e decidiram, alentados por seu protetor, voltar a jogar. Era, além de escapar dos nazistas, a única que bem sabiam fazer. Muitos tinham perdido suas famílias nas mãos do exército de Hitler, e o futebol era a última sombra mantida de suas vidas anteriores.
Como o Dinamo estava enclausurado e proibido, deram um novo nome para aquela equipe. Assim nasceu o FC Start, que através de contatos alemães começou a desafiar a equipes de soldados inimigos e seleções formadas no III Reich.
Em sete de junho de 1942, jogaram sua primeira partida. Apesar de estarem famintos e cansados por terem trabalhado toda a noite, venceram por 7 a 2. Seu seguinte rival foi a equipe de uma guarnição húngara, ganharam de 6 a 2. Depois meteram 11 gols numa equipa romena. A coisa ficou séria quando em 17 de julho enfrentaram uma equipe do exército alemão e golearam por 6 a 2. Muitos nazistas começaram a ficar chateados pela crescente fama do grupo de empregados da padaria e buscaram uma equipe melhor para ganhar deles. Trouxeram da Hungria o MSG com a missão de derrotá-los, mas o FC Start goleou mais uma vez por 5 a 1, e mais tarde, ganhou de 3 a 2 na revanche.
Em seis de agosto, convencidos de sua superioridade, os alemães prepararam uma equipe com membros da Luftwaffe, o Flakelf, que era uma grande time, utilizado como instrumento de propaganda de Hitler. Os nazistas tinham resolvido buscar o melhor rival possível para acabar com o FC Start, que já gozava de enorme popularidade entre o sofrido povo refém dos nazistas. A surpresa foi grande, porque apesar da violência e falta de esportividade dos alemães, o Start venceu por 5 a 1.
Depois dessa escandalosa queda do time de Hitler, os alemães descobriram a manobra do padeiro. Assim, de Berlim chegou uma ordem de acabar com todos eles, inclusive com o padeiro, mas os hierarcas nazistas locais não se contentaram com isso. Não queriam que a última imagem dos russos fosse uma vitória, porque acreditavam que se fossem simplesmente assassinados não fariam nada mais que perpetuar a derrota alemã.
A superioridade da raça ariana, em particular no esporte, era uma obsessão para Hitler e os altos comandos. Por essa razão, antes de fuzilá-los, queriam derrotar o time em um jogo.
Com um clima tremendo de pressão e ameaças por todas as partes, anunciou-se a revanche para 9 de agosto, no repleto estádio Zenit. Antes do jogo, um oficial da SS entrou no vestiário e disse em russo:
- "Vou ser o juiz do jogo, respeitem as regras e saúdem com o braço levantado", exigindo que eles fizessem a saudação nazista.


Já no campo, os jogadores do Start (camisa vermelha e calção branco) levantaram o braço, mas no momento da saudação, levaram a mão ao peito e no lugar de dizer: - "Heil Hitler!", gritaram - "Fizculthura!", uma expressão soviética que proclamava a cultura física.
Os alemães (camisa branca e calção negro) marcaram o primeiro gol, mas o Start chegou ao intervalo do segundo tempo ganhando por 2 a 1.
Receberam novas visitas ao vestiário, desta vez com armas e advertências claras e concretas:

- "Se vocês ganharem, não sai ninguém vivo". Ameaçou um outro oficial da SS. Os jogadores ficaram com muito medo e até propuseram-se a não voltar para o segundo tempo. Mas pensaram em suas famílias, nos crimes que foram cometidos, na gente sofrida que nas arquibancadas gritava desesperadamente por eles e decidiram, sim, jogar.
Deram um verdadeiro baile nos nazistas. E no final da partida, quando ganhavam por 5 a 3, o atacante Klimenko ficou cara a cara com o arqueiro alemão. Deu lhe um drible deixando o coitado estatelado no chão e ao ficar em frente a trave, quando todos esperavam o gol, deu meia volta e chutou a bola para o centro do campo. Foi um gesto de desprezo, de deboche, de superioridade total. O estádio veio abaixo.
Como toda Kiev poderia a vir falar da façanha, os nazistas deixaram que saíssem do campo como se nada tivesse ocorrido. Inclusive o Start jogou dias depois e goleou o Rukh por 8 a 0. Mas o final já estava traçado: depois dessa última partida, a Gestapo visitou a padaria.
O primeiro a morrer torturado em frente a todos os outros foi Kordik, o padeiro. Os demais presos foram enviados para os campos de concentração de Siretz. Ali mataram brutalmente a Kuzmenko, Klimenko e o arqueiro Trusevich, que morreu vestido com a camiseta do FC Start. Goncharenko e Sviridovsky, que não estavam na padaria naquele dia, foram os únicos que sobreviveram, escondidos, até a libertação de Kiev em novembro de 1943. O resto da equipe foi torturada até a morte.
Ainda hoje, os possuidores de entradas daquela partida têm direito a um assento gratuito no estádio do Dinamo de Kiev. Nas escadarias do clube, custodiado em forma permanente, conserva-se atualmente um monumento que saúda e recorda àqueles heróis do FC Start, os indomáveis prisioneiros de guerra do Exército Vermelho aos quais ninguém pôde derrotar durante uma dezena de históricas partidas, entre 1941 e 1942.
Foram todos mortos entre torturas e fuzilamentos, mas há uma lembrança, uma fotografia que, para os torcedores do Dinamo, vale mais que todas as jóias em conjunto do Kremlin. Ali figuram os nomes dos jogadores. Abaixo a única foto que se conserva da heróica equipe do Dinamo e o nome de seus jogadores.
Goncharenko e Sviridovsky, os únicos sobreviventes, junto ao monumento que recorda a seus colegas.
Na Ucrânia, os jogadores do FC Start hoje são heróis da pátria e seu exemplo de coragem é ensinado nos colégios. No estádio Zenit uma placa diz "Aos jogadores que morreram com a cabeça levantada ante o invasor nazista".

Poster propaganda da revanche.

Esta é a história da dramática "Partida da Morte". O cineasta John Huston inspirou-se neste fato real para rodar seu filme "Fuga para a vitória" (Escape to Victory) de 1982 que chamou muita atenção à época do lançamento porque dele participaram grandes nomes do cinema como Michael Caine, Sylvester Stallone e Max Von Sydow, mas muito mais pela participação de algumas estrelas do futebol, como Bobby Moore, Osvaldo Ardiles, Kazimierz Deyna e Pelé. No filme John Huston fez o que não pôde o destino: salvar os heróis.