EDUCAÇÃO PELO ESPORTE – FUTEBOL |
Sex, 01 de Outubro de 2010 17:03 | |
Aline Coelho de Souza Nunes – Educadora Social Luiz Fernando Leite Pereira – Professor de Educação Física Renata Castilhos Severini– Professora de Matemática
O esporte tem o potencial de educar para a vida. Crianças e jovens aprendem a conviver melhor em grupo, a conhecer suas capacidades, tomar decisões e buscar soluções para os problemas. Um dos maiores eventos esportivos - Copa do Mundo é um excelente ponto de partida para contextualizar o ensino e levar a Copa para dentro da sala de aula. O tema valoriza o companheirismo e o espírito de equipe em diversas atividades. O futebol é um dos elementos mais marcantes da cultura brasileira, de forma interdisciplinar esta modalidade esportiva merece ser explorada por várias disciplinas.
Dentro desta perspectiva, planejamos um projeto para a Copa do Mundo, onde desenvolvemos atividades de Português, Matemática e Lúdico (Educação Física), de forma diferenciada e criativa. Nas aulas de português os educandos realizaram pesquisas na internet, referentes aos países que estavam participando da Copa do Mundo 2010.
A escolha foi livre, porém deveriam focar a pesquisa em cultura, esportes, língua, moeda, alimentação, religião, folclore e significado da bandeira. Os textos das pesquisas foram impressos, debatidos e expostos nos corredores da Escola. Em um segundo momento, os textos foram usados para buscas de classe gramatical. Os alunos deveriam classificar substantivos, sujeitos, adjetivos e verbos nos textos impressos. Partindo da possibilidade de relacionar Jogos Cooperativos e Educação Física, é importante observarmos alguns pontos referenciais para que seja alcançado o seu sucesso, como a integração e socialização.
Por meio desta observação, o professor de Educação Física, organizou um bolão entre todos os alunos para escolherem quem ganharia a Copa 2010, este bolão foi aberto após o término da Copa, e um aluno acertou, ganhando uma caixa de bombons. Os aspectos da Educação Física trabalhados não são aqueles que estávamos acostumados a ver, a simples prática desportiva. Nosso enfoque foi nos valores do ser humano, como o respeito, a lealdade e o desenvolvimento global do individuo.
Neste sentido foi criada a Copa do Projeto FECI, onde os alunos competiram em equipes escolhidas democraticamente, juntando meninos e meninas nos times.
Ao final desta competição interna, todos os alunos foram premiados com medalhas. Como os jogos priorizavam e valorizavam o cumprimento das regras, o jogo limpo ou fair-play foi premiado também. As premiações foram feitas em sala de aula em ritmo de comemoração, com direito a palmas e fotografias.
Ensinar matemática a partir do mundo que cerca o jovem, deixando de lado métodos obsoletos e que não acompanham as mudanças e a velocidade a que a nova geração está acostumada. Esta foi a proposta da disciplina de matemática. Foi apresentada a malha geométrica quadrada, de 2 centímetros cada quadradinho e totalizando 16cmx16cm. Após olharem uma impressão das bandeiras dos países participantes da Copa 2010, os alunos escolheram uma bandeira para desenhar na malha quadrada.
Este instrumento geométrico foi muito valioso para estudar áreas, perímetros e também frações. Outro artifício usado foi a história da bola de futebol, como é costurada, que é composta de 32 gomos, 20 hexágonos e 12 pentágonos, desta forma apresentei estes dois polígonos. Para tornar o trabalho mais prazeroso e concreto, entreguei aos alunos a planificação da bola de futebol, ou um icosaedro truncado, como é chamada na “língua matemática”. Eles adoraram confeccionar as bolinhas, pintaram a folha de gramatura 180 gramas e depois recortaram e encaixaram e colaram as abas. Aproveitei para explanar sobre faces, arestas e vértices deste poliedro.
Além disso, foi pedido que os alunos confeccionassem um desenho de um campo de futebol visto de cima. Assim, retomando as questões de medidas de áreas e perímetros. Depois, comparamos com um campo oficial de futebol. Todos os trabalhos da Copa 2010 foram expostos nos corredores da escola.
A Educação pelo Esporte, como uma ação complementar à escola, tem um papel importante e pode impactar expressivamente no desempenho dos alunos na sala de aula, além de buscar melhorar o relacionamento deles com a família e os amigos. Destacamos aqui, a importância de trabalhar situações de realidade com as crianças, no caso o futebol e Copa do Mundo, pois com a ligação com o cotidiano possibilita um maior interesse e envolvimento nos temas desenvolvidos e consequentemente uma melhora nas capacidades de socialização e também no aspecto cultural dos nossos alunos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário